[...] NÃO POSSO ESTAR NO MUNDO DE LUVAS NAS MÃOS CONSTATANDO APENAS. A ACOMODAÇÃO EM MIM É APENAS UM CAMINHO PARA A INSERÇAO, QUE IMPLICA DECISÃO, ESCOLHA, INTERVENÇAO NA REALIDADE [...] EM FAVOR DE QUE ESTUDO ? EM FAVOR DE QUEM ? CONTRA QUEM ESTUDO? PAULO FREIRE,1999




REALIZADORES:
ALAN PEREIRA CAVALCANTI
CLAYTON FREITAS SILVA
DIEGO LEONARDO BARROS
EDNALDO MARQUES DA SILVA
ELIEL DAMASCENA DO AMARAL

Acadêmicos do 7º semestre, do curso de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados.

Blog realizado na disciplina de Geotecnologias e Tecnologias de informação sob orientação do professor Charlei Aparecido da Silva.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PORQUE APRENDER GEOGRAFIA


A escola é um espaço que deve proporcionar aos alunos experiências que os levem a reflexões contínuas sobre suas próprias vidas. Neste contexto, o ensino da geografia dará aos alunos subsídios para compreensão de mundo e espaço, do próprio meio em que vivem; a leitura de mundo é fundamental para o exercício da cidadania, considerando que a leitura de mundo parte da compreensão do espaço vivido e isso vai além das leituras cartográficas que propõem o ensino da geografia tradicional,que traz mapas e nomes difíceis para decorar que de nada contribuem para a vida destes alunos.
Sob o ponto de vista de uma geografia renovada, o aluno estudará seu espaço natural e social e respectivas transformações pela ação humana, e que socialmente será relevante para ele, bem como reflexões de formação econômico-social que remete ao desenvolvimento da região, tudo isso poderá o aluno compreender gradativamente de acordo com cada faixa etária em diferentes atividades, nesse processo o educador deverá utilizar metodologias diversas percebendo de forma critica as muitas possibilidades do ensino da geografia de uma forma prazerosa onde o aluno verdadeiramente “se encontre”. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber em entrevista à revista nova escola(http://www.docstoc.com/docs/10572768/Entrevista-Concedida-a-Nova-Escola), para isso deve ser muito bem estudado o conhecimento da região que o aluno vive primeiramente, para que assim possam depois ampliar suas visões de forma mais esclarecida
É preciso que levemos as crianças a compreenderem através de indagações que os fenômenos que ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens que estão inseridos num processo de desenvolvimento sem o conformismo dos fatos, trabalhar os problemas ambientais consiste em problemas geográficos como construções indevidas em locais inapropriados e falta de cuidados com o meio, lixos em toda parte do nosso ambiente fazem com que chuvas provoquem enchentes e conseqüentes estragos. Os trabalhos realizados com os alunos devem ser interativos
Ao estudar geografia devemos mostrar também partindo de nossa região como os outros lugares estão interligados com a cidade em que vivemos e que somos influenciados por tudo ao nosso redor, levando ao conhecimento da criança que uma crise econômica mundial poderá afetar nos preços dos alimentos e no emprego das pessoas, e que o aquecimento global influenciou para o clima da cidade se tornar mais abafado, além desses e outros fatos devemos despertar nos alunos uma mudança de iniciativa no que diz respeito a economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo tudo o que é jogado fora com a reciclagem.

Concluindo, a geografia é fundamental para a formação de uma geração capaz de pensar globalmente e agir localmente, ou seja, essa pode desenvolver a capacidade de refletir sobre a realidade e despertar atitudes cooperativas.



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/37690/1/-A-importancia-do-estudo-da-Geografia-para-o-entendimento-do-espaco-proximo-da-crianca/pagina1.html#ixzz0sXsq7UdP

Nenhum comentário:

Postar um comentário