
A escola é um espaço que deve proporcionar aos alunos experiências que os levem a reflexões contínuas sobre suas próprias vidas. Neste contexto, o ensino da geografia dará aos alunos subsídios para compreensão de mundo e espaço, do próprio meio em que vivem; a leitura de mundo é fundamental para o exercício da cidadania, considerando que a leitura de mundo parte da compreensão do espaço vivido e isso vai além das leituras cartográficas que propõem o ensino da geografia tradicional,que traz mapas e nomes difíceis para decorar que de nada contribuem para a vida destes alunos.
Sob o ponto de vista de uma geografia renovada, o aluno estudará seu espaço natural e social e respectivas transformações pela ação humana, e que socialmente será relevante para ele, bem como reflexões de formação econômico-social que remete ao desenvolvimento da região, tudo isso poderá o aluno compreender gradativamente de acordo com cada faixa etária em diferentes atividades, nesse processo o educador deverá utilizar metodologias diversas percebendo de forma critica as muitas possibilidades do ensino da geografia de uma forma prazerosa onde o aluno verdadeiramente “se encontre”. Segundo o geógrafo Aziz Ab’Saber em entrevista à revista nova escola(http://www.docstoc.com/docs/10572768/Entrevista-Concedida-a-Nova-Escola), para isso deve ser muito bem estudado o conhecimento da região que o aluno vive primeiramente, para que assim possam depois ampliar suas visões de forma mais esclarecida
É preciso que levemos as crianças a compreenderem através de indagações que os fenômenos que ocorrem são resultados da vida e do trabalho dos homens que estão inseridos num processo de desenvolvimento sem o conformismo dos fatos, trabalhar os problemas ambientais consiste em problemas geográficos como construções indevidas em locais inapropriados e falta de cuidados com o meio, lixos em toda parte do nosso ambiente fazem com que chuvas provoquem enchentes e conseqüentes estragos. Os trabalhos realizados com os alunos devem ser interativos
Ao estudar geografia devemos mostrar também partindo de nossa região como os outros lugares estão interligados com a cidade em que vivemos e que somos influenciados por tudo ao nosso redor, levando ao conhecimento da criança que uma crise econômica mundial poderá afetar nos preços dos alimentos e no emprego das pessoas, e que o aquecimento global influenciou para o clima da cidade se tornar mais abafado, além desses e outros fatos devemos despertar nos alunos uma mudança de iniciativa no que diz respeito a economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo tudo o que é jogado fora com a reciclagem.
Concluindo, a geografia é fundamental para a formação de uma geração capaz de pensar globalmente e agir localmente, ou seja, essa pode desenvolver a capacidade de refletir sobre a realidade e despertar atitudes cooperativas.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/37690/1/-A-importancia-do-estudo-da-Geografia-para-o-entendimento-do-espaco-proximo-da-crianca/pagina1.html#ixzz0sXsq7UdP
Nenhum comentário:
Postar um comentário