[...] NÃO POSSO ESTAR NO MUNDO DE LUVAS NAS MÃOS CONSTATANDO APENAS. A ACOMODAÇÃO EM MIM É APENAS UM CAMINHO PARA A INSERÇAO, QUE IMPLICA DECISÃO, ESCOLHA, INTERVENÇAO NA REALIDADE [...] EM FAVOR DE QUE ESTUDO ? EM FAVOR DE QUEM ? CONTRA QUEM ESTUDO? PAULO FREIRE,1999




REALIZADORES:
ALAN PEREIRA CAVALCANTI
CLAYTON FREITAS SILVA
DIEGO LEONARDO BARROS
EDNALDO MARQUES DA SILVA
ELIEL DAMASCENA DO AMARAL

Acadêmicos do 7º semestre, do curso de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados.

Blog realizado na disciplina de Geotecnologias e Tecnologias de informação sob orientação do professor Charlei Aparecido da Silva.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

TIPOS DE INDÚSTRIAS





A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias- primas em mercadoria através do trabalho humano e, cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital.

Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.
As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)

As indústrias de bens de consumo têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor, ou seja, para a população em geral. Também ocorre a divisão desse tipo de indústria conforme sua atuação no mercado, elas são ramificadas em indústrias de bens duráveis e de bens não duráveis.

Indústrias de bens duráveis – são as que fabricam mercadorias não perecíveis. São exemplos desse tipo de indústria: automobilística, móveis comerciais, material elétrico, eletroeletrônicos, etc.

Indústrias de bens não duráveis – produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédios, cosméticos, etc.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Um comentário: